Academia da Força Aérea (AFA)

Sobre a AFA

A Academia da Força Aérea (AFA) é um estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira, situado em Pirassununga, Estado de São Paulo e reconhecido pelo Ministério da Educação. Integra o sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER) e está subordinada à Diretoria de Ensino (DIRENS) da Força Aérea Brasileira (FAB). Tem como finalidade a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e infantes da FAB.

O ingresso na AFA ocorre mediante a aprovação em concursos públicos que ocorrem uma vez ao ano, geralmente oferecendo poucas vagas.
Atualmente, a Academia forma oficiais nos cursos:
Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv)
Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOInt)
Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOInf)

Para ingressar é preciso não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Durante o curso, os alunos recebem um auxílio de aproximadamente R$ 1500,00, além de moradia e outros benefícios.

Após o curso, o aluno apto e aprovado sai como Aspirante a Oficial com nível superior nas carreiras de Aviador, Intendente ou Infantaria.

Sobre a Prova

O processo seletivo ocorre em várias etapas:
Prova dissertativa com questões de Matemática, Física, Português e Inglês, além de uma redação do tipo dissertativa-argumentativa;
Inspeção médica;
Exame de aptidão psicológica;
Teste de avaliação do condicionamento físico e;
Validação de documentos.

Caso o estudante queira ingressar na FAB, ele ainda terá uma sexta etapa, que é o teste de aptidão à pilotagem militar.