Como Estudar Sozinho para o Enem e Outros Exames

Estudar sozinho para um exame é desafiador, e afim de tornar esse desafio mais fácil, separamos algumas dicas para você. Vale lembrar que para obter sucesso estudando sozinho, você precisa ter disciplina, foco e excelência

Planeje

Antes de estudar de fato, é preciso planejamento. Divida toda a matéria de modo que seja possível terminar pelo menos um mês antes do exame para que você tenha tempo de revisar e focar na resolução de exercícios na reta final.

É no dia após dia que evoluímos, portanto tenha cronograma e metas para os estudos. Quando não se tem planos e metas, é impossível perceber a evolução e as dificuldades, não estude aleatoriamente, poisisso te fará pensar que não há pontos fracos, já que você provavelmente estudará o que mais gosta e está apto.

Organize seu tempo definindo momentos de estudo e pausa, como no método de Pomodoro, se você estudar por 25 minutos, tenha 5 minutos de pausa. No começo da semana, liste seus obetivos e compromissos, assim você pode evitar matéria acumulada e atraso.

Para se organizar, é interessante utilizar alguns aplicativos.

Avalie e Adapte

Após o planejamento, autoavalie-se fazendo simulados, assim você saberá em quais conteúdos há mais dificuldade e se há algum padrão em seus erros, ao conhecer seu comportamento em prova, corrigir erros se torna um processo mais fácil.

Use um Bom Material

Para obter sucesso nos estudos, é necessário utilizar um bom material. Você pode começar com vídeos no YouTube e evoluir para livros didáticos.

Cada estudante tem suas preferências de material, você pode preferir um material mais simples e direto ou um livro teórico mais completo, mas se você ainda não conhece essas preferências, tente um pouco das duas e veja com qual se sai melhor. Clique aqui para conhecer alguns ótimos livros que recomendamos.

Ensine para Aprender

Quando você explica algo que aprendeu para alguém usando suas próprias palavras, você coloca em prática aquilo que estudou.

Falar em voz alta, fazer anotações e explicar o conteúdo é uma ótima maneira de revisar, se você tem algum amigo que está estudando para o Enem ou outro exame, tente se oferecer para explicar algum conteúdo.

Além disso, ao ajudar outras pessoas a resolver exercícios, você desenvolve uma facilidade em responder questões e problemas.

"A prática leva à perfeição"

Resolver questões é uma das melhores ferramentas, por isso você precisa dedicar uma parte dos estudos especialmente para resolver e corrigir exercícios. Além de ajudar no reparo de erros, isso te fará estar preparado para realizar o exame, já que você conhecerá o modo como os conteúdos geralmente são cobrados, na prova não haverá surpresas e sua chance de aprovação será muito maior.

O mesmo vale para a redação, peça para algum colega lhe sugerir um tema de redação periodicamente e escreva sobre isto, depois peça para um professor ou colega para revisar o texto, é claro que o colega precisa ter uma boa noção do que está fazendo. Além disso, leia os jornais pela manhã e fique sempre atento aos assuntos do momento, qualquer assunto é um possível tema de redação.

Use um Bom Método

O primeiro método de fazer questões é logo após estudar a teoria. Desa maneira, o foco se torna observar se você tem alguma noção da matéria e foi possível absorver o conteúdo de maneira adequada. Se você não conseguir resolver os exercícios, volte à teoria.

O segundo método serve para testar sua memória e o conhecimento adquirido: os simulados. Você deve sempre se testar como se estivesse realizando a prova, o mesmo número de questões e o mesmo número de horas, assim você se acostumará com o tempo para resolver de questões. A seguir você verá como o Enem divide sua prova, você deve seguir a mesma divisão em seus simulados.

Conheça a Divisão da Prova

O Enem é composto por 180 questões objetivas e uma proposta de redação. As perguntas objetivas são de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta para cada.

Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Língua Estrangeira, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia.
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

No primeiro dia:
45 questões de Ciências Humanas;
45 questões de Linguagens e Códigos;
Redação.

No segundo dia:
45 questões de Matemática;
45 questões de Ciências da Natureza.