Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC)

Sobre a ETEC

As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio (ETIM), pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo.

Os alunos de Etecs têm desempenho destacado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo resultados de 2009 publicados pelo Ministério da Educação, entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 34 são Etecs. Das 50 melhores escolas públicas paulistas, 41 são Etecs.

Das 50 escolas estaduais mais bem classificadas no Estado de São Paulo, 44 são Etecs. A Etec de São Paulo (Etesp) é a melhor escola estadual paulista. No ranking nacional, se mantém entre as 10 melhores públicas do país, alcançando em 2019 o 6º lugar. Na capital, das 10 escolas públicas com melhor pontuação, 9 são Etecs. Das 89 Etecs que participaram do Enem, 11 ficaram em primeiro lugar em seus municípios, entre públicas e privadas.

Sobre os cursos técnicos, as possibilidades são inúmeras, pois há diversos cursos em diversas áreas do conhecimento, além disso, uma estatística da instituição revela que, de cada cinco alunos formados, quatro conseguem um emprego na área com carteira assinada. Trata-se de uma porcentagem muito superior comparada a outros centros educacionais.

Sobre a Prova

O vestibular acontece duas vezes ao ano para os cursos técnicos e uma vez para os cursos de técnico integrado ao médio.

A prova consiste em 50 questões de múltipla escolha com cinco alternativas nas respostas. O candidato tem quatro horas para concluir a prova. As disciplinas são Português, Matemática, Química, Física, Biologia e História. Restrições como idade mínima por exemplo, dependem totalmente do curso escolhido, você pode se informar no momento da inscrição.