Escola Naval (CPAEN)

Sobre a Escola Naval

A Escola Naval é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, os alunos se formam oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

Para entrar na Escola Naval é preciso prestar um concurso muito concorrido e estar dentro dos requisitos, que são:
Ser brasileiro nato;
não ser casado(a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval;
Ter 18 anos completos e menos de 23 no dia 1º de janeiro do ano da matrícula no curso de formação;
Ter concluído o Ensino Médio;
Ambos os Sexos;
Ter idoneidade moral e bons antecedentes;
Estar em dia com as obrigações civis e militares.

"Nos quatro primeiros anos, os alunos são aspirantes ao oficialato e ficam na instituição em regime de semi-internato, estudando de segunda a sexta, sendo liberados no final de semana. Ao final do Ciclo Escolar, prossegue-se a formação dos jovens, com o Ciclo Pós-Escolar, quando os Aspirantes passam à função de Guarda-Marinha. Esse Ciclo é ministrado fundamentalmente para o ensino profissional, com destaque para a aprendizagem prática e de instrução, conduzida em várias organizações militares e a bordo do Navio-Escola Brasil.

Na viagem de instrução, toda teoria estudada ao longo dos anos é colocada em prática. Ao mesmo tempo, os aspirantes têm a chance de sentir a cultura geral do futuro Oficial conforme os Guardas-Marinhas conhecem vários países."

Além disso, durante o curso, os alunos recebem uma remuneração de R$1.574,12 mensais, alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar e alimentação.

Sobre a Prova

1) As provas serão realizadas em dois dias. No primeiro, há uma prova objetiva de Matemática e Física com 40 questões, sendo 20 de Matemática e 20 de Física.
No segundo, há uma prova objetiva das disciplinas de Português e Inglês e uma Redação. A prova objetiva será constituída de 40 questões, sendo 20 de Português e 20 de Inglês.

Além disso, há outros eventos que são necessários para aprovação, como:
Verificação de Dados Biográficos (VDB);
Inspeção de Saúde (IS);
Teste de Aptidão Física (TAF) - Natação e Corrida;
Verificação de Documentos (VD);
Avaliação Psicológica (AP); e
Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).