Disciplina

"A disciplina é a organização da liberdade"- M. S. Cortella.

Ser disciplinado significa ter hábitos que permitem progressos constantes. A disciplina é o primeiro degrau de uma escada rumo ao sucesso, e por ser o primeiro, é o mais desafiador.

Por isso, separamos algumas dicas para desenvolver e aprimorar a sua.

Lembre-se de que os três pilares devem ser seguidos juntos para obter resultado. Veja também Foco e Excelência.

Organize o Tempo

A rotina é um fator muito importante para desenvolver o hábito de estudar, portanto planeje o seu dia, e lembre-se de incluir momentos de pausa, pois são importantes, como diz o Método de Pomodoro, que consiste em estabelecer um momento de estudo e um de descanso. Por exemplo, utilizando o Método Pomodoro você dedica 25 minutos ao estudo e 5 minutos ao descanso.

Viver o cotidiano sem planejamento ou rotina alguma certamente resultará em objetivos inalcançados, portanto se planeje! No começo da semana, liste todos os compromissos e metas, assim menos coisas ficarão para o último momento ou acumuladas. Você pode usar um papel para fazer seu planejamento ou um aplicativo. Torne seu planejamento um compromisso inadiável.

Apesar disso, seja flexível, porque imprevistos acontecem, e precisamos saber lidar com eles.

Estabeleça metas

É preciso estabalecer metas a curto e longo prazo, pois com elas, é possível visualizar o avanço. Uma meta a curto prazo pode ser resolver uma lista de exercícios difíceis ou ir bem em um simulado. O comprometimento é extremamente importante nesse ponto, pois metas são estabelecidas para serem alcançadas, e não admiradas de longe.

Após alcançar uma meta, dê a si mesmo uma recompensa, faça algo que goste ou saia com amigos